Quando o assunto é transporte de cargas, esta é uma atividade das operações logísticas, o qual tem como objetivo movimentar diversos tipos de mercadorias, pelas mais variadas localidades. Por conta disso, requer adoção de medidas e práticas que buscam garantir a execução adequada dos serviços, sobretudo, para evitar que ocorram adversidades que possam gerar prejuízos.
Dessa forma, é fundamental que ferramentas e estratégias sejam implementadas, visando aperfeiçoar os serviços prestados e, assim, torná-los cada vez mais eficientes. Com isso, recomenda-se, por exemplo, a realização de um planejamento estratégico que permita acompanhar todas as etapas do processo para assegurar melhorias contínuas.
Diante do exposto, a fim de entender melhor sobre o assunto, a seguir, veja dicas cruciais para garantir um transporte de cargas eficiente. Confira:
Cenário do transporte de cargas no Brasil
De acordo com uma pesquisa realizada pelo administrador Roberto Vatan dos Santos, o setor de transporte fatura mais de R$ 40 bilhões, além de movimentar dois terços das cargas do país. Sendo que, por volta de 65% dos fretes do transporte de cargas é feito por caminhões, ou seja, pelo modal rodoviário.
Além disso, vale ressaltar que o transporte de cargas no Brasil é costumeiramente realizado por diferentes tipos de profissionais, desde grandes e pequenas empresas logísticas, até os autônomos. O que significa que há uma diversidade de formas de atuação no setor.
Por esse motivo, é de extrema importância buscar ações que assegurem maior eficiência nas operações e por consequência atinjam os resultados esperados. Vejamos as principais ações:
Planejamento
Conforme mencionado, o planejamento é essencial para que o transporte de cargas seja realizado de forma eficiente. Isso porque, auxilia na organização das demandas e propicia maior produção no fluxo de trabalho, além de garantir redução nos custos. No entanto, para que se planeje assertivamente, é necessário analisar alguns fatores como:
- O número de colaboradores da empresa;
- Os custos necessários e adicionais;
- Os clientes que mais trazem retorno;
- Ticket médio da empresa;
- As oportunidades de mercado;
- Os modais e segmentos em que a empresa atua; entre outros.
Com essas informações em mãos, torna-se possível a elaboração de um relatório que serve para acompanhamento dos resultados, bem como do alcance de metas.
Controle de custos
A devida administração financeira dos recursos disponíveis, é essencial no que concerne a um controle rígido de todos os gastos envolvidos nas operações do transporte de cargas.
Posto isso, o ideal é que seja utilizado planilhas ou softwares de gestão que mantenham o controle das contas da empresa. Exemplo de questões que deve-se ter no controle de custos são:
- Manutenção de veículos;
- Combustíveis;
- Pedágios;
- Alimentação dos motoristas; dentre outros.
A partir disso, possibilita que sejam feitas melhorias na gestão do transporte de cargas e, ainda, permite a avaliação de cada rota.
Invista em sistemas tecnológicos
O investimento em softwares de gestão, plataforma e ferramentas tecnológicas são pilares para quem deseja obter diferencial competitivo no setor. Em virtude que, a tecnologia é uma maneira de agilizar as demandas logísticas e oferecer serviços mais qualificados, com melhores resultados e vantagens consideráveis. Devido a isso, a implementação desses sistemas ajudam na automatização das operações.
Seguro de cargas
A contratação do seguro de cargas é obrigatória no modal rodoviário, mas também, não deixa de ser importante para outros modais de transporte. Com isso, a sua contratação promove a proteção necessária, visto que, em casos de sinistros, a seguradora cobre os prejuízos, desde que estejam previstos na cobertura. Por isso, recomenda-se verificar qual o seguro que melhor se encaixa em suas operações.
Padronização dos processos
Estabelecer um padrão nos processos é uma forma de organizar as rotinas e fluxos de trabalhos. Devido a isso, permite que os colaboradores conheçam melhor o funcionamento de cada departamento da empresa. Por consequência, reduz-se a possibilidade de erros e falhas e aumenta a produtividade.
Portanto, nas operações do transporte de cargas é primordial a adoção de ações e estratégias que possam garantir melhoria da gestão, maior desempenho e diferencial competitivo.
Add a Comment