blog_santouro_092022_capa

Transporte rodoviário de cargas: suas principais características e vantagens

O Transporte rodoviário de cargas é o modal mais utilizado do Brasil, conforme levantamento realizado pelo Relatório Executivo do Plano Nacional de Logística 2025, 65% do transporte de cargas no país é feito nas estradas e rodovias. Certamente, isso impacta diretamente na economia, que em partes se torna dependente deste setor, chegando a 6% do PIB nacional, de acordo com Confederação Nacional dos Transportes.

Diante do exposto, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos as principais características e vantagens do transporte rodoviário de cargas. 

O que é o transporte rodoviário de cargas?

O transporte rodoviário de cargas, transporta todos os tipos de mercadorias, como cargas vivas, produtos de limpezas, perigosos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e entre outros. Geralmente é feito por meio de caminhões provenientes de transportadoras ou cargas próprias, além de transportadores autônomos. Sendo que, utiliza estradas, rodovias, ruas e avenidas, asfaltadas ou não, para tal deslocamento.

Deste modo, entre os três operadores, os autônomos representam a maior parte com 70% da frota que circula pelo país, isso de acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística. Além do mais, atualmente, a frota nacional de caminhões em circulação é de 70% do total do transporte rodoviário e tendo como média 15 anos de idade. 

Características do transporte rodoviário 

Percebe-se que o transporte rodoviário tem como característica principal o trabalho exercido pelos motoristas de caminhões e carretas.

Quando autônomos, eles arcam com todas as despesas referentes à entrega dos mais diversos tipos de cargas. Por isso, com o elevado preço do diesel, pedágios e manutenção de veículos oneram o bolso desses trabalhadores. 

Ademais, um dos maiores problemas enfrentados neste setor, refere-se aos riscos com roubos de cargas, o que torna praticamente obrigatório o investimento em tecnologias como os rastreadores de cargas via GPS. A partir disso, aumenta-se a segurança durante o transporte tanto para os motoristas, quanto para as cargas e seus respectivos donos. 

Principais veículos utilizados

Por se tratar de um modal com diversas demandas, há também diferentes tipos de veículos para se adequar a cada uma dessas situações. Devido a isso, vale frisar que a escolha certa entre as opções dos veículos evitam sobrecarga e desperdício de capacidade do caminhão. 

Sendo assim, para escolha é necessário averiguar qual modelo se adequa melhor ao trajeto, visto que certos tipos de caminhões e carretas não podem trafegar em determinados centros urbanos, além de considerar fatores como volume e frequência de transporte. Com isso, entre os veículos mais utilizados no Brasil estão:

  • Fiorino
  • HR
  • ¾ ou VUC
  • Toco ou caminhão semipesado
  • Truck ou caminhão pesado
  • Cavalo L ou cavalo mecânico
  • Cavalo LS ou cavalo mecânico trucado
  • Rodo-trem

Vantagens do modal rodoviário

  • A mercadoria é coletada e armazenada no veículo com mais facilidade, diminuindo assim os risco de danos;
  • Maior agilidade para entrega em curtas e médias distâncias;
  • Flexibilidade  no tráfego;
  • O veículo se desloca para buscar a carga onde ele estiver, diferentemente do que ocorre com outros modais em que a mercadoria precisa ser transportada até eles;
  • Integração com todas as regiões e estados do País;
  • Redução de custos com embalagens;
  • Entrega do produto é feita diretamente no ponto especificado, seja na casa do consumidor ou em empresas;
  • Atende maior número de pessoas ou empresas, já que veículo pode ser fretado por mais de um cliente em uma única viagem;
  • Menor burocracia;
  • Maior adaptabilidade a outros tipos de transporte;
  • A operação do modal rodoviário é feita 07 dias por semana, 24 horas por dia porque há acesso permanente e liberado em todas as vias.

Portanto, o transporte rodoviário de cargas é um dos mais importantes do país, pois suas características facilitam a movimentação de cargas por todas regiões e mesmo diante de algumas adversidades garante-se vantagens consideráveis, gerando maior eficiência das operações. 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *