blog_santouro_24062022_capa

Fique por dentro: Como funciona a operação de cargas spot?

De modo geral, existem atualmente diversos tipos de negociação de frete, porém estes causam bastante dúvida na hora da contratação, como é o caso, por exemplo, do frete SPOT. Dado que, por mais que este termo seja comum entre os profissionais de logística, os embarcadores apenas têm o costume de firmar contrato anual com as empresas de transporte e já deixam estipulado a demanda de serviços e tabela de preços. 

Com isso, a operação de carga SPOT é uma opção interessante em alguns casos, pois este  é um recurso viável, especialmente para a realização de transportes que fogem da rotina logística. Em razão disso, a fim de entender melhor sobre este assunto, a seguir, veja como funciona a operação de cargas SPOT e fique por dentro!

O que é o frete SPOT?

O frete SPOT é um tipo de contratação que o embarcador pode realizar a parte do contrato regular, ainda mais quando surge a necessidade de entregas urgentes e que exigem menor prazo de entrega. Isto significa dizer que, usualmente este trata-se de uma contratação específica e que exige uma nova cotação com forma de pagamento à vista, já que é preciso cumprir o prazo de entrega o mais rápido possível. 

Neste contexto, o conceito da palavra “spot” é justamente urgência, rapidez, mercado pronto ou mercado disponível. Por isso, essa operação só se admite em transação que o serviço de entrega precisa ser feito de forma imediata e mediante pagamento à vista. 

Sendo assim, o frete SPOT é considerado vantajoso para o setor empresarial, visto que resulta em diversos benefícios tanto para o transportador, quanto para o cliente. 

Como funciona?

Dessa forma, quando surge uma entrega urgente, o frete spot pode ser adicionado. O responsável pela logística na empresa estabelece prioridades, solicitando uma cotação rápida, com garantia de prazo e em seguida, realiza o pagamento. Vale ressaltar que, por se tratar de uma modalidade que não é frequente, ele se torna um “quebra-galho”, pois sua contratação é somente em situações emergenciais.

Quais as principais características deste tipo de frete?

As operações de frete SPOT apresentam características diferentes, em virtude da sua maneira de contrato. Tais como:

Pagamento à vista

O frete SPOT é feito separado do contrato com as transportadoras e por isso, seu pagamento deve ser feito de modo imediato. Neste sentido, não existe período de corte, quando se juntam vários fretes, referente a um determinado tempo e são enviados uma única fatura com valor do serviço integral. 

Entrega imediata (Urgente)

Geralmente essa entrega é direcionada somente em condições de emergência. Exemplo disso, são entregues para reposição de algum item ou ainda, uma exigência especial do cliente. 

Carga fora do padrão

As empresas que trabalham com diferentes segmentos ou públicos, costumam ter dificuldades para encontrar transportadoras que atendam devidamente as suas necessidades. Ou seja, as cargas conhecidas como fora do padrão, são recomendadas para a operação SPOT. 

Só para exemplificar, uma empresa de produtos eletrônicos trabalha com demandas como celulares para o consumidor final e pallets de computadores para varejistas. Logo, com diferentes demandas, torna-se complicado a negociação por ótimas tabelas de fretes, neste caso, o frete SPOT é a melhor opção. 

Custo elevado

Considerando que se refere à uma logística urgente, os valores referentes a esta operação são mais altos quando comparados ao transporte regular. Além do que, a prestação de serviço é fora do contrato regular firmado entre transportadoras e o embarcador. 

Qual o momento ideal para a contratação do frete SPOT?

São diversos os motivos que levam a contratação do frete SPOT. Assim sendo, alguns dos motivos mais comuns são:

  • Volumes de pedidos além do esperado;
  • Distribuição específica da carga com medidas ou volumes fora dos padrões;
  • Demandas excepcionais que exigem soluções urgentes;
  • Distribuição ampla de produtos, para diferentes tipos de clientes e em tempo hábil;
  • Garantia de entrega no prazo, sobretudo quando há falhas nos processos internos da empresa.

Como utilizá-lo da melhor forma?

Primeiramente, é indispensável que o frete SPOT seja utilizado de maneira controlada, sendo então recomendado o uso de sistema de controle de entrega. Isso porque, o ideal é que essa operação não seja habitual, já que envolverá riscos comprometendo as finanças da empresa. Desse modo, para prevenir os excessos de gastos e evitar falhas, a empresa embarcadora carece de maior atenção a certos cuidados, além da adoção de estratégias que visem a redução dos custos logísticos. 

Diante do exposto, entende-se que a operação SPOT é um recurso vantajoso e relevante para contratante e transportador. No entanto, é importante frisar que esta modalidade é direcionada apenas para situações de emergência, com o intuito de evitar riscos e desvantagens. 

E a SanTouro Transportes dispõe da modalidade de cargas SPOT em seus processos logísticos. Realizando entregas de extrema urgência, de necessidade imediata, mas priorizando a excelência em toda nossa cadeia de trabalho. Além disso, atendemos nossos clientes de maneira personalizada, estudando cada necessidade em busca das melhores soluções. 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *